O diabo de cada dia

SINOPSE: A adaptação do livro escrito por Donald Ray Pollock, o filme O diabo de cada dia dirigido por Antonio Campos conta a história de diversos personagens que vivem em uma cidade quase imperceptível de Ohio, os quais a vida acaba se conectando. O personagem “principal” é um jovem que dedica seu tempo para proteger seus entes queridos, enfrentando ao longo da trama a corrupção e a violência presentes no meio onde vive. Além disso, o filme se passa no período entre a Segunda Guerra Mundial e a guerra do Vietnã.

“Como e por que pessoas de dois pontos em um mapa, e nem sequer em linha reta, podem ter se conectado é o centro de nossa história em Knockemstiff” — o diabo de cada dia.

ANALISE:

  • Quando lemos a sinopse do filme na Netflix pensamos que se trata de um mal sobrenatural ou até mesmo um suspense genérico, mas o drama mostra como até mesmo em uma cidadezinha pequena o mal se faz presente, principalmente na essência humana.
  • O filme foi executado de uma forma excelente. O diretor constrói uma narrativa que engloba várias histórias diferentes, sem muitas conexões de início, para mostrar como parece impossível fugir do lado sombrio da humanidade ou fingir que ele não existe.
  • Também é interessante observar como esse mal se materializa em figuras tão comuns na nossa sociedade, por exemplo: o pai do personagem principal sacrificando o cachorro da família para obter uma benção de Deus, outro assassinando a própria esposa para provar que consegue fazer milagres, um policial corrupto ignorando os crimes da irmã ou o “pastor” se aproveitando da fé alheia para satisfazer seus desejos pessoais. 
  • O ponto comum que move a narrativa é a hiper-religiosidade de alguns indivíduos no filme, mas em nenhum momento há uma crítica específica para algum dogma religioso, mas sim as falhas humanas e como essas pessoas utilizam da fé para escapar de certos problemas ou acontecimentos.
  • Está sendo mostrado na obra que a natureza humana é corrupta e que algo que deveria ser bom coletivamente, acaba sendo distorcido, deturpado e corrompido para ser moldado pelos desejos pessoais de cada um.
  • Basicamente, todos os personagens são figuras nascidas e criadas em ambientes essencialmente dúbios, complexos e constantemente perigosos. A mensagem principal é como as pessoas são vitimas da corrupção e como elas corrompem o seu redor. 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *