Whiplash – o preço da perfeição.

SINOPSE: O filme Whiplash conta a história de um jovem baterista que cultiva o sonho de ser o melhor musicista da sua geração. Após ser notado por um mestre agressivo, o garoto começa a ultrapassar todos os limites do próprio corpo e literalmente sangra pelo que ama fazer, ao ponto de seu objetivo se tornar uma obsessão. 

“Eu tentei de verdade. E isso é mais do que a maioria faz. Você não pode exagerar a ponto de desanimar” – whiplash.

ANALISE:

  • De início somos apresentados dois personagens. Um jovem baterista sonhador e um professor que está procurando por jovens talentosos Ele vê o garoto tocando em uma das salas e exige uma apresentação com o intuito de analisar suas técnicas, porém o próprio interrompe o rapaz depois de alguns segundos, como se só precisasse ouvir um pouco da música para determinar o talento de Andrew.
  • Isso vai se repetindo várias vezes ao decorrer do filme. Primeiro o professor demonstra interesse e depois menospreza Andrew. O telespectador observa ele treinando duro para conseguir conquistar seu objetivo, provocando admiração do público e em seguida o vemos sendo humilhado, transformando o sentimento em empatia.
  • Uma das coisas mais destacadas no filme é o uso da crueldade psicológica feita pelo professor em cima de Andrew e ao decorrer da obra percebemos o quanto isso tem impacto na sua vida. A rejeição de Fletcher (professor) faz com que ele se sinta péssimo e pratique cada vez mais, porém a aprovação o deixa extremamente confiante.
  • Fletcher é sem dúvida o personagem mais interessante, porque possui características muito específicas. É extremamente pontual, calculista, ignorante, controlador, sádico e ameaçador. Seus diálogos apesar de serem duros, carregam um carisma que conquista quem está assistindo.
  • Para finalizar o ponto-chave do filme é o sacrifício. Andrew sacrifica seu tempo, um possível relacionamento, sua saúde física e psicológica, com a finalidade de se superar. Porém, faz tudo isso sobre influência do método sádico do professor que usa bullying como artificio para trazer o máximo da pessoa atona e no final aparentemente seu esforço valeu a pena.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *