Clube da luta – o que você não percebeu.

SINOPSE: Esse filme foi dirigido por David Fincher (1999) e conta a história de um homem sem nome que sofre de insônia. Ao decorrer da obra ele conhece um vendedor estranho chamado Tyler Durden e após o seu apartamento pegar fogo passa a morar com o até então desconhecido. Com o tempo, ambos se juntam e formam um clube com regras rígidas onde homens aleatórios lutam. Vale ressaltar que se trata de uma adaptação para o cinema de um romance escrito por Chuck Palahniuk (1996).

ANALISE:

  • O filme conduz reflexões profundas sobre a nossa sociedade e a forma como vivemos. 
  • O protagonista, por exemplo, tenta preencher o vazio que há em si comprando roupas caras e peças de decoração para sua casa, fazendo uma clara alusão ao consumismo e capitalismo.
  • Na metade da obra as lutas vão ganhando mais reconhecimento e depois estabilizam como clube da luta, entretanto, depois surge o projeto caos (um “exercito” anarquista que espalha atos de vandalismo e violência). O objetivo deles era explodir as empresas de crédito onde estão os registros bancários e dividas dos trabalhadores.
  • A violência aparece no filme como um escape para aqueles homens que vivem suas rotinas no modo automático. As lutas fazem com que eles se sintam vivos.
  • O plot twist genial no fim, que transforma a experiência do telespectador, é que o personagem principal tem dupla personalidade, então Tyler jamais existiu. Reforçando mais uma vez a solidão e descaso psicológico do homem sem nome.

“Cavalheiros, bem-vindos ao clube da luta.

A primeira regra do clube da luta é: não se fala sobre o clube da luta.

A segunda regra é: não se fala sobre o clube da luta.

A terceira regra do clube da luta é: se alguém pedir para parar, fraquejar ou desmaiar, a luta para.

A quarta regra: só dois homens na lua.

A quinta regra: uma luta por vez, amigos.

A sexta regra: sem camisas e sapatos.

A sétima regra: as luas levarão o tempo que for preciso.

A oitava e ultima regra: se essa é sua primeira noite no clube da luta, você precisa lutar” — fight club.

inspiração: https://www.culturagenial.com/filme-clube-de-luta/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *